Pular para o conteúdo principal

Experimentação investigativa sobre ácidos e bases:

No dia 13 de agosto de 2013 foi apresentado na Escola Estadual Vilmar Vieira Matos, uma atividade de experimentação investigativa, o objetivo desta atividade foi investigar as habilidades cognitivas dos alunos á partir das atividades experimentais investigativas. Neste tipo de atividade, a aula experimental é organizada de forma a colocar os alunos diante de uma problematização, onde eles possam por meio de seus conhecimentos prévios, e dos conhecimentos que foram transmitidos na aula investigar a solução correta para o determinado problema. Desta forma, montou-se um roteiro experimental, onde dava os passos para os alunos realizarem a atividade e responderem as questões, ou problematizações.
Nesta atividade os alunos teriam que analisar alguns materiais encontrados no cotidiano e averiguar se estes eram ácidos básicos ou neutros, teria que responder esses três problemas com base numa escala de pH, que foi lhes foi entregue.
Primeiramente, antes de dar inicio a atividade experimental os alunos tiveram que responder algumas perguntas, para fazermos uma análise de como o conhecimento de ácidos e bases estavam organizados em sua estrutura cognitiva.
Segue abaixo as questões que foi entregue aos alunos na forma de uma lista de Exercícios:

1.            Em sua opinião, o que é um ácido e uma base?
2.            Cite exemplos de ácidos e bases que podem ser encontrados no nosso cotidiano.
3.            (FMU/Fiam- SP) Para combater a acidez estomacal causada pelo excesso de ácido clorídrico, costuma-se ingerir um antiácido. Das substâncias abaixo, encontradas no cotidiano das pessoas a mais indicada para  combater acidez é:
a)    Refrigerante
b)    Suco de laranja
c)    Água com limão
d)    Vinagre
e)    Leite
f)     Leite de magnésia

 Após os alunos terem respondido essas perguntas, deu-se início a atividade experimental. Abaixo segue o modelo do roteiro experimental:
Os materiais utilizados foram:
·                     Água;
·                     Suco do repolho roxo;
·                     10 copos transparentes;
·                     1 colher pequena ou espátula;
·                     Vinagre;
·                     Água oxigenada;
·                     Bicarbonato de sódio;
·                     Sabão em pó;
·                     Refrigerante;
·                     Suco de limão;
·                     Pasta de dente;
·                     Água sanitária;
·                     Soda caustica;
·                     Ácido muriático;
·                     Leite;

Obtenção do suco de repolho roxo: Bata 5 folhas de repolho roxo com 1 copo de água (150 mL) no liquidificador . Com o auxílio de um papel filtro, coe a mistura que será o indicador de acidez.
Dispor 11 copos em fila e encher os mesmos até aproximadamente a metade de água.
·                     No primeiro copo adicionar uma colher de vinagre;
·                     No segundo copo adicionar uma colher de água oxigenada;
·                     No terceiro copo adicionar uma colher de bicarbonato de sódio;
·                     No quarto copo adicionar uma colher de sabão em pó;
·                     No quinto copo adicionar uma colher refrigerante;
·                     No sexto copo adicionar uma colher de suco de limão;
·                     No sétimo copo adicionar uma ponta de colher de pasta de dente;
·                     No oitavo copo adicionar uma colher água sanitária;
·                     No nono copo adicionar uma colher soda caustica;
·                     No décimo copo adicionar uma colher de ácido muriático;
·                     No décimo primeiro copo adicionar uma colher de leite

Segue a baixo questões dadas aos alunos após o termino do experimento:

1. Após a adição agitar bem ate ser notada a total diluição de cada composto. Em seguida, adicionar uma colher de chá do suco do repolho roxo e anotar as cores obtidas:
2.   Relacionem nas colunas abaixo, quais reagentes, em sua opinião, são ácidos ou bases. Com base em quais observações, você chegou à conclusão acima?
3. Com base na tabela de PH e com as colorações obtidas em cada experimento, determine o valor do PH de cada substancia obtida.

Observações: com esta atividade, os alunos teriam que analisar a experimentação passo a passo, para conseguir uma solução para as problematizações.


FOTO1: Escala de pH

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jogo da Tabela Periódica

  No dia 22 de abril de 2014 desenvolveu-se na Escola Estadual Vilmar Viera Matos, para os alunos do EJA, uma atividade na qual se apresentou um jogo de trilha, sobre os elementos existentes na tabela periódica, com os objetivos de avaliação dos conhecimentos dos alunos sobre esse mesmo tema.                                                           Imagem 1: Jogo de trilha entregue aos alunos                                                     ...

GRUPO 06

No dia 21 de setembro de 2016 ocorreu na Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé, a entrega das moléculas orgânicas, mais uma etapa da maior atividade realizada pelo PIBID na escola, a montagem das moléculas orgânicas, realizada anualmente na escola. O grupo 06 fico responsável pela montagem da molécula da gliadina um dos componentes do glúten, a maior dentre as moléculas deste ano, o grupo apostou em muito brilho, cores chamativas, uma base encapada e ligações pintadas nas cores dos átomos, e suportes transparentes.

GRUPO 07

No dia 21 de setembro de 2016 ocorreu na Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé, a entrega das moléculas orgânicas, mais uma etapa da maior atividade realizada pelo PIBID na escola, a montagem das moléculas orgânicas, realizada anualmente na escola. O grupo 07 ficou responsável pela montagem da molécula da gordura trans, o grupo inovou trazendo luzes nas ligações entre os átomos e um suporte em forma de caixa todo espelhado, que um ótimo efeito na molécula.