Nos dias 19, 24 e 26 de
Novembro foram realizadas na Escola Estadual Vilmar Vieira Matos, uma série de
atividades envolvendo o tema plásticos para o ensino do conteúdo de polímeros. Primeiramente foi passado um vídeo, para ter o papel de uma
problematização inicial.
Dentro destes dois grupos, serão definidos alguns papéis, que os alunos deverão interpretar no momento da apresentação do júri. Em cada grupo terá um Secretário do meio ambiente, dono da empresa de plásticos, dono de estabelecimento comercial onde são distribuídas as sacolas plásticas, Químico, Biólogo, um advogado de defesa e outro de acusação, a população, um juiz e cinco jurados.
Os alunos tiveram um prazo de uma semana para elaborar suas argumentações para o júri simulado, e tinham ajuda das aulas conceituais que dava auxílio para as argumentações e também um grupo no facebook, onde eram entregue a eles alguns artigos para embasa-los em suas pesquisas.
A atividade proporcionou em todos os momentos um aumento no interesse dos alunos pela química bem como pela atividade, pois os alunos se interessaram em trazer coisas diferenciadas para dentro de sala de aula, como um aluno levou uma sacola comum e uma biodegradável para discutir no momento do júri.
Figura 3: Depoimento do Químico contra a proibição do uso das sacolas plásticas
Em seguida as atividades foram focadas na temática abordada, trazendo desta forma um pouco da história dos plásticos. Depois foi entregue aos alunos alguns plásticos que estão presentes no cotidiano deles. Após entregar os plásticos foi pedido para que os alunos analisarem cada um deles, para notar a diferença na simbologia de cada.
Após todas as atividades conceituais, fez-se a sugestão para os alunos de montarmos um júri simulado O júri foi embasado numa polêmica que tem sido debatida em diversos municípios do Brasil nos últimos anos: a proibição do uso de sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais. Este tema foi escolhido, pois está englobado na temática da pesquisa, e porque apresenta questões e controvérsias sociais, políticas, tecnológicas e ambientais. Desta forma, dividiu-se a sala em dois grupos, de quem era contra a proibição no uso de sacolas plásticas e quem era a favor da proibição no uso das sacolas plásticas. Dentro destes dois grupos, serão definidos alguns papéis, que os alunos deverão interpretar no momento da apresentação do júri. Em cada grupo terá um Secretário do meio ambiente, dono da empresa de plásticos, dono de estabelecimento comercial onde são distribuídas as sacolas plásticas, Químico, Biólogo, um advogado de defesa e outro de acusação, a população, um juiz e cinco jurados.
Os alunos tiveram um prazo de uma semana para elaborar suas argumentações para o júri simulado, e tinham ajuda das aulas conceituais que dava auxílio para as argumentações e também um grupo no facebook, onde eram entregue a eles alguns artigos para embasa-los em suas pesquisas.
A atividade proporcionou em todos os momentos um aumento no interesse dos alunos pela química bem como pela atividade, pois os alunos se interessaram em trazer coisas diferenciadas para dentro de sala de aula, como um aluno levou uma sacola comum e uma biodegradável para discutir no momento do júri.
Figura 1: Preparação para iniciação do juri
Figura 2: Depoimento de um comerciante local
Figura 3: Depoimento do Químico contra a proibição do uso das sacolas plásticas
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