Pular para o conteúdo principal

MISTURAS HETEROGÊNEAS




No dia 04 de setembro de 2014, desenvolveu-se na Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo uma aula temática utilizando vários experimentos do show da química, para apresentar aos alunos por meio da experimentação a aplicação do ensino de química relacionando os conteúdos abordados em sala de aula por meio de experimentos para obter um interesse maior dos alunos nas aula de química.
 Em primeiro momento o professor orientador apresentou a equipe de Pibidianos aos alunos da respectiva turma. Em seguida, iniciou-se a aula conceituando os materiais que seriam utilizados nos experimentos.
Procedimento experimental primeiramente em um béquer contendo 200 mL de água adicionou-se 5 g de corante. Transferiu-se para outro béquer maior e em seguida, adicionou-se de  400 mL de óleo.
Ao colocar o óleo observa-se o aparecimento de algumas pequenas bolhas, deixou-se descansar e as bolhas desapareceram. Após o descanso se pode perceber que a solução de água e corante ficou retida no fundo do recipiente e o óleo ficou logo acima, observando duas fases.
Em seguida se adicionou o comprimido efervescente no béquer, e se observou que a parte que contém a água com corante efervescente irá subir até a borda do recipiente formando bolhas.
Após o experimento foram feitas perguntas sobre as reações que estavam acontecendo no experimento da lâmpada de lava.
Vários alunos souberam responder as perguntas feitas houve bastante participação dos alunos presentes. Logo foi dada a explicação do experimento onde a Mistura heterogênea é aquela em que a união de duas ou mais substâncias resultam em uma mistura em que podemos distinguir visualmente os elementos e, algumas vezes, podemos separar o soluto (elemento em menor quantidade) do solvente (substância em maior quantidade). A reação química entre ácido e carbonatos ou bicarbonatos, libera gás carbônico, e por esse motivo observa- se a "efervescência" dos antiácidos. Quando colocados na água, o ácido cítrico do antiácido reage com o bicarbonato de sódio, liberando gás carbônico (CO2).





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jogo da Tabela Periódica

  No dia 22 de abril de 2014 desenvolveu-se na Escola Estadual Vilmar Viera Matos, para os alunos do EJA, uma atividade na qual se apresentou um jogo de trilha, sobre os elementos existentes na tabela periódica, com os objetivos de avaliação dos conhecimentos dos alunos sobre esse mesmo tema.                                                           Imagem 1: Jogo de trilha entregue aos alunos                                                     ...

GRUPO 06

No dia 21 de setembro de 2016 ocorreu na Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé, a entrega das moléculas orgânicas, mais uma etapa da maior atividade realizada pelo PIBID na escola, a montagem das moléculas orgânicas, realizada anualmente na escola. O grupo 06 fico responsável pela montagem da molécula da gliadina um dos componentes do glúten, a maior dentre as moléculas deste ano, o grupo apostou em muito brilho, cores chamativas, uma base encapada e ligações pintadas nas cores dos átomos, e suportes transparentes.

GRUPO 07

No dia 21 de setembro de 2016 ocorreu na Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé, a entrega das moléculas orgânicas, mais uma etapa da maior atividade realizada pelo PIBID na escola, a montagem das moléculas orgânicas, realizada anualmente na escola. O grupo 07 ficou responsável pela montagem da molécula da gordura trans, o grupo inovou trazendo luzes nas ligações entre os átomos e um suporte em forma de caixa todo espelhado, que um ótimo efeito na molécula.