No dia 29 de abril de 2015, realizou-se
na Escola Estadual Vilmar Vieira Matos uma atividade sobre octanagem no terceiro ano do ensino médio no período noturno. O objetivo da
atividade era de elaborar um uma atividade contextualizada e potencializar o aprendizado dos alunos.
A atividade se dividiu em dois momentos, cada um com duração de 50 minutos.
O primeiro momento foi realizado
à partir de uma palestra, foram abordados tópicos como a história e a evolução
dos combustíveis, os tipos de motores, o funcionamento de alguns tipos de
motores, o processo para obter da gasolina a partir do petróleo, tipos de
combustíveis utilizados, índice de octanagem, legislação do índice de octanagem
utilizado e teor de álcool permitido na mistura da gasolina.
Em um segundo momento foi
realizada uma atividade de experimentação investigativa. A classe continha
aproximadamente 25 alunos, solicitou-se que realizassem a formação de quatro
grupos, cada grupo recebeu um kit experimentou contendo um frasco com 50mL de
gasolina e outro com 50mL de solução de Hidróxido de Sódio e uma bureta de
100mL. Foi entregue roteiros experimental para cada grupo, para que os mesmos
realizassem o experimento. Obtido o resultado do experimento, os acadêmicos
buscaram questionar a solução para o resultado obtido, de modo que
possibilitasse a reflexão dos alunos perante a problemática exposta, a qual
tinha como objetivo determinar o teor de álcool na gasolina para comprovando um
possível adulteração. Ao final da atividade os alunos responderam algumas
questões referente a temática abordada.
Imagem 1: explicação dos slides
Imagem 2: kit experimental entregue aos alunos
Imagem 3: realização dos experimentos pelos alunos
Imagem 4: auxilio dos PIBIDianos perante a atividade
Download do slide utilizado para apresentação disponível em:
http://www.4shared.com/office/FTsHUJCOba/Atividade_Octanagem_1.html?
Comentários