No dia 20 de março de 2014 foi realizada na Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo com os alunos dos terceiros anos, atividades práticas em sala de aula. A aula foi orientada pelos acadêmicos do PIBID UFGD de Química e pelo professor Carlos Hortelan.Na atividade eles aprenderam a identificar os compostos orgânicos, nomenclatura e formulação.
Os Hidrocarbonetos são moléculas que contêm apenas carbono (C) e hidrogênio (H) em sua composição. São constituídos de um “esqueleto” de carbono no qual os átomos de hidrogênio se ligam. Constituem esta função os alcanos, alcenos, alcinos, alcadienos, cicloalcanos, cicloalcenos, moléculas aromáticas, etc. O conteúdo faz parte do estudo de química orgânica.
Primeiramente antes de começar a explicar o conteúdo os alunos foram divididos em grupos de cinco pessoas, após a organização da sala foi iniciada a aula, onde foi realizada uma introdução sobre os hidrocarbonetos logo uma introdução sobre o petróleo após preparar os alunos com o conteúdo necessário para a realização das atividades foi distribuída os cartões com os prefixos infixo e sufixo e as perguntas para que os alunos pudessem fazer a nomenclatura dos compostos e em seguida montarem os mesmo na forma tridimensional utilizando bolinhas de isopor e palitos de dente.
Conforme os alunos foram montando os nomes, surgiam algumas dúvidas, onde cada pibidiano com o auxilio dos alunos foram analisando a atividade, para observar atentamente cada passo e eliminar essa dúvida. Conforme isso realizava-se era notório a satisfação e a aceitação da atividade pelos alunos, de forma produtiva, pois mediante as dúvidas que surgiam, eles conseguiam associar o jogo com o conteúdo que foi explicado no início da aula, além de saberem onde são utilizados os compostos, por exemplo o metano ,butano ,etano entre outros.
Eles aprenderam sobre os hidrocarbonetos, a fazer a nomenclatura correta desses compostos, além de aprenderem a montar a estrutura tridimensional dos compostos. Após as montagens dos modelos com bolas de isopor e palitos, os quais representavam os elementos e suas ligações, foi possível considerar que a partir do uso dos cartões, dos palitos e do isopor, os alunos conseguiram compreender como são feitas as nomenclaturas dos compostos orgânicos.
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