Pular para o conteúdo principal

Jogo de Nomenclatura Orgânica

          No dia 01 de abril de 2015 foi aplicado na Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé, no período noturno, para os 3º anos, um jogo didático sobre  nomenclatura e caracterização de compostos orgânicos.
          O jogo é constituído por 67 cartas, como os números (de 1 a 9), para identificar os substituintes e o grupo funcional primário, os prefixos da cadeia principal (MET, ET, PROP, ... e DEC), que também são utilizados para identificar os substituintes, cartas para identificar o substituinte, a quantidade e o tipo (IL, DI, TRI e ), as terminações, para identificar os grupos funcionais (AN, EN, IN, O, OL, AL e ONA) e também as cartas que apresentam características da molécula, como, homogênea, aberta, insaturada, ramificada entre outras.
           Os alunos foram divididos em cinco grupos, e cada grupo recebeu um kit com as cartas do jogo. Cada grupo tinha que, em 30 segundos, dar o nome ou as características das moléculas, que eram apresentadas em forma de slides na lousa digital.
           Notou-se uma rápida aprendizagem, por parte dos alunos, sobre alguns conceitos que eles tinham duvidas, pois eles dificilmente cometiam um erro duas vezes ao darem nomenclatura ou caracterizarem a molécula. Durante a aplicação do jogo notou-se que este poderia ser melhorado com adição de novas cartas e na apresentação em slide também, com a adição das características das moléculas nos slides.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jogo da Tabela Periódica

  No dia 22 de abril de 2014 desenvolveu-se na Escola Estadual Vilmar Viera Matos, para os alunos do EJA, uma atividade na qual se apresentou um jogo de trilha, sobre os elementos existentes na tabela periódica, com os objetivos de avaliação dos conhecimentos dos alunos sobre esse mesmo tema.                                                           Imagem 1: Jogo de trilha entregue aos alunos                                                     ...

GRUPO 06

No dia 21 de setembro de 2016 ocorreu na Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé, a entrega das moléculas orgânicas, mais uma etapa da maior atividade realizada pelo PIBID na escola, a montagem das moléculas orgânicas, realizada anualmente na escola. O grupo 06 fico responsável pela montagem da molécula da gliadina um dos componentes do glúten, a maior dentre as moléculas deste ano, o grupo apostou em muito brilho, cores chamativas, uma base encapada e ligações pintadas nas cores dos átomos, e suportes transparentes.

GRUPO 07

No dia 21 de setembro de 2016 ocorreu na Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé, a entrega das moléculas orgânicas, mais uma etapa da maior atividade realizada pelo PIBID na escola, a montagem das moléculas orgânicas, realizada anualmente na escola. O grupo 07 ficou responsável pela montagem da molécula da gordura trans, o grupo inovou trazendo luzes nas ligações entre os átomos e um suporte em forma de caixa todo espelhado, que um ótimo efeito na molécula.