No dia 01 de abril de
2015 foi aplicado na Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé, no período
noturno, para os 3º anos, um jogo didático sobre nomenclatura e caracterização de compostos
orgânicos.
O jogo é constituído
por 67 cartas, como os números (de 1 a 9), para identificar os substituintes e
o grupo funcional primário, os prefixos da cadeia principal (MET, ET, PROP, ...
e DEC), que também são utilizados para identificar os substituintes, cartas
para identificar o substituinte, a quantidade e o tipo (IL, DI, TRI e ), as
terminações, para identificar os grupos funcionais (AN, EN, IN, O, OL, AL e
ONA) e também as cartas que apresentam características da molécula, como,
homogênea, aberta, insaturada, ramificada entre outras.
Os alunos foram divididos em cinco grupos, e
cada grupo recebeu um kit com as cartas do jogo. Cada grupo tinha que, em 30
segundos, dar o nome ou as características das moléculas, que eram apresentadas
em forma de slides na lousa digital.
Notou-se uma rápida
aprendizagem, por parte dos alunos, sobre alguns conceitos que eles tinham
duvidas, pois eles dificilmente cometiam um erro duas vezes ao darem
nomenclatura ou caracterizarem a molécula. Durante a aplicação do jogo notou-se
que este poderia ser melhorado com adição de novas cartas e na apresentação em
slide também, com a adição das características das moléculas nos slides.
Download da jogo: https://onedrive.live.com/view.aspx?cid=495e7838d24aaa8a&page=view&resid=495E7838D24AAA8A!317&parId=495E7838D24AAA8A!108&app=Word&wacqt=undefined
Download da parte de trás do jogo: https://onedrive.live.com/view.aspx?cid=495e7838d24aaa8a&page=view&resid=495E7838D24AAA8A!318&parId=495E7838D24AAA8A!108&app=Word&wacqt=undefined
Download da apresentação: https://onedrive.live.com/view.aspx?cid=495e7838d24aaa8a&page=view&resid=495E7838D24AAA8A!322&parId=495E7838D24AAA8A!108&app=PowerPoint&wacqt=undefined
Comentários