No dia 28 de agosto os acadêmicos do PIBID realizaram uma revisão do conteúdo de orgânica utilizando um jogo de perguntas de múltiplas escolhas. Foram elaborados slides com questões do ENEM e de vestibulares, visando preparar os alunos para esse momento. O mesmo possuía questões sobre álcool, fenol, aldeído, cetona e éter e foi aplicado nas turmas dos terceiros anos A, B e C.
O jogo foi adaptado para cada turma
objetivando manter o interesse dos alunos e garantir a participação de todos.
No terceiro A, por exemplo, a sala foi dividida em quatro grupos, pois possuía
mais alunos. As regras mudavam durante a aplicação do jogo, no primeiro momento
a acadêmica decidia que um aluno do grupo deveria responder oralmente a questão,
depois, o grupo que acertasse poderiam fazer essa escolha, em um terceiro momento,
a pergunta era lançada e cada grupo deveria escrever sua resposta em uma folha
sendo que aquele que entregasse primeiro ganharia o ponto. No terceiro B haviam poucos alunos em
sala de aula, decorrente de um evento na escola, por causa disso a sala foi
dividida em apenas dois grupos e a maioria das questões foram respondidas
oralmente, dessa forma o grupo que respondesse mais rápido ganhava o ponto. No terceiro C a sala novamente foi
dividida em dois grupos. Nessa sala o jogo contou com um cronômetro, assim os
alunos tinham um minuto para responder oralmente a questão. Quando a resposta
estava incorreta ou o tempo acabasse o grupo adversário tinha um minuto para tentar
responder.
Notou-se que aos poucos os alunos
foram relembrando o conteúdo e tendo mais facilidade em responder as perguntas.
As mudanças de situações possibilitou que o jogo fosse dinâmico e isso ficou
evidente pela participação dos alunos que ficaram perto da lousa atentos a
mudança dos slides.
Segue abaixo o link para acessar os slides que foram utilizados na aula.
Slides - Questões do jogo
Segue abaixo o link para acessar os slides que foram utilizados na aula.
Slides - Questões do jogo
Comentários