Pular para o conteúdo principal

Jogo didático: Passa ou repassa


      No dia 28 de agosto os acadêmicos do PIBID realizaram uma revisão do conteúdo de orgânica utilizando um jogo de perguntas de múltiplas escolhas. Foram elaborados slides com questões do ENEM e de vestibulares, visando preparar os alunos para esse momento. O mesmo possuía questões sobre álcool, fenol, aldeído, cetona e éter e foi aplicado nas turmas dos terceiros anos A, B e C.
     O jogo foi adaptado para cada turma objetivando manter o interesse dos alunos e garantir a participação de todos. No terceiro A, por exemplo, a sala foi dividida em quatro grupos, pois possuía mais alunos. As regras mudavam durante a aplicação do jogo, no primeiro momento a acadêmica decidia que um aluno do grupo deveria responder oralmente a questão, depois, o grupo que acertasse poderiam fazer essa escolha, em um terceiro momento, a pergunta era lançada e cada grupo deveria escrever sua resposta em uma folha sendo que aquele que entregasse primeiro ganharia o ponto. No terceiro B haviam poucos alunos em sala de aula, decorrente de um evento na escola, por causa disso a sala foi dividida em apenas dois grupos e a maioria das questões foram respondidas oralmente, dessa forma o grupo que respondesse mais rápido ganhava o ponto. No terceiro C a sala novamente foi dividida em dois grupos. Nessa sala o jogo contou com um cronômetro, assim os alunos tinham um minuto para responder oralmente a questão. Quando a resposta estava incorreta ou o tempo acabasse o grupo adversário tinha um minuto para tentar responder.

     Notou-se que aos poucos os alunos foram relembrando o conteúdo e tendo mais facilidade em responder as perguntas. As mudanças de situações possibilitou que o jogo fosse dinâmico e isso ficou evidente pela participação dos alunos que ficaram perto da lousa atentos a mudança dos slides. 

Segue abaixo o link para acessar os slides que foram utilizados na aula.

Slides - Questões do jogo 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jogo da Tabela Periódica

  No dia 22 de abril de 2014 desenvolveu-se na Escola Estadual Vilmar Viera Matos, para os alunos do EJA, uma atividade na qual se apresentou um jogo de trilha, sobre os elementos existentes na tabela periódica, com os objetivos de avaliação dos conhecimentos dos alunos sobre esse mesmo tema.                                                           Imagem 1: Jogo de trilha entregue aos alunos                                                     ...

GRUPO 06

No dia 21 de setembro de 2016 ocorreu na Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé, a entrega das moléculas orgânicas, mais uma etapa da maior atividade realizada pelo PIBID na escola, a montagem das moléculas orgânicas, realizada anualmente na escola. O grupo 06 fico responsável pela montagem da molécula da gliadina um dos componentes do glúten, a maior dentre as moléculas deste ano, o grupo apostou em muito brilho, cores chamativas, uma base encapada e ligações pintadas nas cores dos átomos, e suportes transparentes.

GRUPO 07

No dia 21 de setembro de 2016 ocorreu na Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé, a entrega das moléculas orgânicas, mais uma etapa da maior atividade realizada pelo PIBID na escola, a montagem das moléculas orgânicas, realizada anualmente na escola. O grupo 07 ficou responsável pela montagem da molécula da gordura trans, o grupo inovou trazendo luzes nas ligações entre os átomos e um suporte em forma de caixa todo espelhado, que um ótimo efeito na molécula.