No
dia 13 de agosto de 2015 foi realizado na Escola Estadual Antônia da Silveira
Capilé, com os 3º anos, do período noturno, a primeira das três aulas , disponibilizadas para a montagem
das moléculas. Nesta
aula os alunos das turmas dos 3º anos foram divididos em cinco grupos, aos
quais foram entregues uma molécula, impressa, de um princípio ativo de um medicamento.
Foi explicado como seria realizada a atividade e a avaliação e que ocorreria uma votação via facebook.
Após
a entrega da molécula impressa, os alunos foram informados que para passar para
a próxima etapa, que seria pegar as bolinhas de isopor de sua molécula, estes
deveriam nos fornecer a formula molecular correta do principio ativo. Após encontrar
fórmula molecular,os alunos receberam um envelope com bolinhas de isopor
identificadas com cada átomo da molécula.
No dia 20 de agosto a segunda aula, de três, disponibilizada para a montagem das
moléculas. Nesta aula
os alunos das turmas de 3º anos,
se reuniram para começar a pintura das bolinhas de isopor. O material
disponibilizado pelo PIBID (Tinta, Palitos de dentes e bolinhas de isopor),
foram distribuídos aos alunos para começar a pintura em sala de aula.
No dia 27 a terceira aula, de três, disponibilizada para a montagem das moléculas. Nesta aula os alunos das turmas de 3º anos, se reuniram para terminar de montar as moléculas que haviam pintados na aula anterior. O PIBID acompanhou passo a passo todo o processo de montagem das moléculas para que qualquer dúvida fosse esclarecida. Os grupos presentes, iniciaram a atividade, com uma certa dificuldade principalmente em relação a conformação espacial das moléculas. A maioria optou-se em seguir o padrão de moléculas em 3D.
Devido ao curto período destinado a montagem e finalização da atividade, os grupos ficaram responsáveis por terminar a montagem, até a próxima aula. Ao
fim da aula, foi comunicado que as moléculas deveriam ser trazidas prontas na
próxima aula, para serem fotografadas e a
votação iniciada. Também foi informado que deviriam elaborar
um cartaz informativo,
com o tema de sua molécula
e apresentar na aula, a fim de compreenderem mais
sobre medicamentos.
No dia 27 a terceira aula, de três, disponibilizada para a montagem das moléculas. Nesta aula os alunos das turmas de 3º anos, se reuniram para terminar de montar as moléculas que haviam pintados na aula anterior. O PIBID acompanhou passo a passo todo o processo de montagem das moléculas para que qualquer dúvida fosse esclarecida. Os grupos presentes, iniciaram a atividade, com uma certa dificuldade principalmente em relação a conformação espacial das moléculas. A maioria optou-se em seguir o padrão de moléculas em 3D.
Devido ao curto período destinado a montagem e finalização da atividade, os grupos ficaram responsáveis por terminar a montagem
Comentários