Pular para o conteúdo principal

Aula Experimental: Concentrações

No dia 14 de abril de 2016 foi ministrado, na Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé, para os 2º anos do período noturno, uma aula experimental, sobre concentração. Anteriormente a ministração da aula, os pibidianos compareceram ao LADEQ (Laboratório de Didática e Ensino de Química) para fazer a pesagem dos reagentes.
A aula teve início com os pibidianos relembrando os alunos sobre como calcular concentração comum e molar. Foram passadas no quadro as fórmulas para calcular concentração de uma solução, de uma mistura de soluções e foi discutido um pouco com os alunos sobre o conteúdo.
O experimento consistia no preparo, por parte dos alunos, de soluções de sucos em pó em 100 mL de água, os sucos já estavam pesados, os alunos preparavam duas soluções provavam as soluções e calculavam a concentração de ambas, os pibidianos começavam uma discussão sobre qual estava mais concentrada e como eles podiam notar isso. Muitos notavam por causa da cor dos sucos, falavam que estava mais fraco ou mais forte que o outro e os que provaram falavam do sabor mais fraco ou mais forte. Foi discutido também o porquê das soluções estarem em concentrações diferentes.
Após o calculo da concentração de cada solução os alunos realizaram a mistura das duas soluções e foi discutido sobre a nova concentração, se ela era maior ou menor que as soluções anteriores, foi comentado que sempre quando se tem uma mistura de soluções, sua concentração nunca fica menor que a concentração da solução menos concentrada nem maior que a concentração da solução mais concentrada que foi utilizada na mistura, ela sempre fica entra as duas.
Os alunos foram muito participativos, calcularam todas as concentrações e perguntavam muito sobre as fórmulas, mas pode-se notar que muitos alunos tinham dificuldades no cálculo e na hora de colocar a unidade de medida. As dúvidas foram sanadas na medida do possível. E notou-se também que os alunos ajudavam uns aos outros.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jogo da Tabela Periódica

  No dia 22 de abril de 2014 desenvolveu-se na Escola Estadual Vilmar Viera Matos, para os alunos do EJA, uma atividade na qual se apresentou um jogo de trilha, sobre os elementos existentes na tabela periódica, com os objetivos de avaliação dos conhecimentos dos alunos sobre esse mesmo tema.                                                           Imagem 1: Jogo de trilha entregue aos alunos                                                     ...

GRUPO 06

No dia 21 de setembro de 2016 ocorreu na Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé, a entrega das moléculas orgânicas, mais uma etapa da maior atividade realizada pelo PIBID na escola, a montagem das moléculas orgânicas, realizada anualmente na escola. O grupo 06 fico responsável pela montagem da molécula da gliadina um dos componentes do glúten, a maior dentre as moléculas deste ano, o grupo apostou em muito brilho, cores chamativas, uma base encapada e ligações pintadas nas cores dos átomos, e suportes transparentes.

GRUPO 07

No dia 21 de setembro de 2016 ocorreu na Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé, a entrega das moléculas orgânicas, mais uma etapa da maior atividade realizada pelo PIBID na escola, a montagem das moléculas orgânicas, realizada anualmente na escola. O grupo 07 ficou responsável pela montagem da molécula da gordura trans, o grupo inovou trazendo luzes nas ligações entre os átomos e um suporte em forma de caixa todo espelhado, que um ótimo efeito na molécula.