Pular para o conteúdo principal

Atividade sobre equilíbrio Químico

Esta atividade foi realizada no segundo ano do Ensino Médio para discussão do conteúdo de equilíbrio químico, por meio da experimentação investigativa.
Na experimentação tradicional o aluno é o agente passivo da aula e o mesmo deve seguir um roteiro proposto pelo professor, elaborar um relatório e almejar que seus resultados obtidos cheguem próximos dos resultados já esperados. Esta atividade busca o oposto da “atividade experimental tradicional”. Para tanto, a atividade consistiu inicialmente em realizar questionamentos iniciais sobre reação química, reações reversíveis e irreversíveis, ácido e base, indicador e equilíbrio químico. Posteriormente solicitou-se a formação de grupos e entregou o “kit experimental” aos alunos. Dialogicamente os a sequência da aula foi proposta a fim de permitir que os próprios alunos realizassem os experimentos. Com dois frascos cada grupo, onde esses continham soluções de caráter básico, adicionavam gotas de cada indicador (colocar o nome dos indicadores utilizados) obtendo solução rósea, após esse momento solicitou-se que dois membros do grupo utilizassem os canudinhos e assoprassem dentro da solução. Neste momento cada solução resultou numa cor diferente. Para cunho investigativo, antes da realização do experimento, relatamos que se tratava de um teste de mau hálito. Após toda dinâmica, retornamos aos questionamentos para que com as suposições e conhecimentos já obtidos dos alunos fossem discutidos e chegássemos a conclusão da explicação dos experimentos e assim a discussão sobre o conceito de equilíbrio químico. A atividade possibilitou aos autores, a percepção realista da importância do rompimento com as metodologias de ensino tradicional, pois deve-se estimular os questionamentos, para que o aluno sinta a necessidade de obter novos conhecimentos, proporcionando, desta forma, uma aprendizagem significativa. É essencial buscar meios de desenvolver nos alunos seus posicionamentos e conclusões, investigando os fatos ocorridos na atividade é uma forma de tentar propiciar a formação do cidadão.










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jogo da Tabela Periódica

  No dia 22 de abril de 2014 desenvolveu-se na Escola Estadual Vilmar Viera Matos, para os alunos do EJA, uma atividade na qual se apresentou um jogo de trilha, sobre os elementos existentes na tabela periódica, com os objetivos de avaliação dos conhecimentos dos alunos sobre esse mesmo tema.                                                           Imagem 1: Jogo de trilha entregue aos alunos                                                     ...

GRUPO 06

No dia 21 de setembro de 2016 ocorreu na Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé, a entrega das moléculas orgânicas, mais uma etapa da maior atividade realizada pelo PIBID na escola, a montagem das moléculas orgânicas, realizada anualmente na escola. O grupo 06 fico responsável pela montagem da molécula da gliadina um dos componentes do glúten, a maior dentre as moléculas deste ano, o grupo apostou em muito brilho, cores chamativas, uma base encapada e ligações pintadas nas cores dos átomos, e suportes transparentes.

GRUPO 07

No dia 21 de setembro de 2016 ocorreu na Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé, a entrega das moléculas orgânicas, mais uma etapa da maior atividade realizada pelo PIBID na escola, a montagem das moléculas orgânicas, realizada anualmente na escola. O grupo 07 ficou responsável pela montagem da molécula da gordura trans, o grupo inovou trazendo luzes nas ligações entre os átomos e um suporte em forma de caixa todo espelhado, que um ótimo efeito na molécula.