No dia 21 de setembro
de 2016, foi realizada na E.E Antônia da Silveira Capilé, uma aula com temática
“A química na formação das cáries” sobre o conteúdo de equilíbrio químico,
utilizou-se apresentação em slides na lousa digital da sala de vídeo. A
atividade foi complementação da aula experimental que foi realizada no dia
anterior, 20 de setembro de 2016, como no experimento mediu-se o pH da boca dos
alunos, eles conseguiram entender o que realmente acontecia ao ingerir
determinado alimento, pois a reação que acontecia na boca deles ou se tornava
acida ou básica e a demonstração das equações tornou a compreensão mais fácil.
Com o decorrer da aula eles foram lançados questionamentos para os alunos, como
por exemplo: “como vocês acreditam que se formam as cáries na nossa boca”, “o
que é equilíbrio químico”, “o que é equilíbrio homogêneo e heterogêneo”, dentre
outras, para chamar a atenção dos alunos e tentar torná-los ativos na aula.
Observou-se que o interesse dos alunos pela aula
foi significativamente positivo e participaram ativamente da atividade
perguntando e até mesmo relacionando o experimento da aula do dia 21 com a aula
temática do dia 20, superando nossas expectativas, já que o tema estava
diretamente ligado ao seu cotidiano. Em todo momento os pibidianos abriam tempo
para que os alunos pudessem falar e questionar e colocar suas experiências e
perspectivas.
No dia 22 de abril de 2014 desenvolveu-se na Escola Estadual Vilmar Viera Matos, para os alunos do EJA, uma atividade na qual se apresentou um jogo de trilha, sobre os elementos existentes na tabela periódica, com os objetivos de avaliação dos conhecimentos dos alunos sobre esse mesmo tema. Imagem 1: Jogo de trilha entregue aos alunos ...
Comentários