No dia 17 e 18 de agosto de 2017, foi realizada uma atividade
na Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo, onde teve como temática “elementos
da tabela periódica”, e dentro desta temática, trabalhar leitura e escrita no
ensino de química. Pensando em uma abordagem da química que fugisse dos modelos
recorrentes de reprodução e fixação de conteúdo. A atividade foi proposta pela
bolsista Carla Aline de Abreu Ayala de Castro, com a supervisão do professor de
Química Matheus Marques Dias, com alunos do 1° ano do ensino médio. Tendo como proposta aos estudantes a produção de um jornal de Química
voltado para a temática “elementos da Tabela Periódica” ocorreu uma receptividade
dos alunos à proposta de desenvolvimento do gênero textual “jornal”. No
decorrer das primeiras discussões realizadas em sala observou-se a capacidade
dos alunos de colocar em diálogo diferentes gêneros textuais. Notou-se que esses
diferentes gêneros textuais despertam a curiosidade para a leitura dos alunos,
fazendo assim que ela deixe de ser algo obrigatório e enfadonho.
Utilizou-se de 2 dias para a aplicação da
atividade. E foram divididas em 3 momentos pedagógicos:
1 - Exposição aos estudantes de conceitos e
teorizações relacionados à Tabela Periódica.2 - Proposição de atividade de escrita - Orientações para construção do jornal - Explicitação dos critérios de avaliação.
3 - Discussão e apresentação dos jornais.
Segue em anexo alguns dos resultados da produção do jornal.
Comentários
Gostaria de perguntar uma coisa sobre a atividade... quais as orientações/criterios os alunos tiveram q seguir p elaborar o jornal? Achei muito legal a proposta e gostaria de usa-la c meus alunos tb