Pular para o conteúdo principal

Juri Simulado: Polímeros


Nos dias 19, 24 e 26 de Novembro foram realizadas na Escola Estadual Vilmar Vieira Matos, uma série de atividades envolvendo o tema plásticos para o ensino do conteúdo de polímeros. Primeiramente foi passado um vídeo, para ter o papel de uma problematização inicial.
Em seguida as atividades foram focadas na temática abordada, trazendo desta forma um pouco da história dos plásticos. Depois foi entregue aos alunos alguns plásticos que estão presentes no cotidiano deles. Após entregar os plásticos foi pedido para que os alunos analisarem cada um deles, para notar a diferença na simbologia de cada.
           Após todas as atividades conceituais, fez-se a sugestão para os alunos de montarmos um júri simulado O júri foi embasado numa polêmica que tem sido debatida em diversos municípios do Brasil nos últimos anos: a proibição do uso de sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais. Este tema foi escolhido, pois está englobado na temática da pesquisa, e porque apresenta questões e controvérsias sociais, políticas, tecnológicas e ambientais. Desta forma, dividiu-se a sala em dois grupos, de quem era contra a proibição no uso de sacolas plásticas e quem era a favor da proibição no uso das sacolas plásticas.
          Dentro destes dois grupos, serão definidos alguns papéis, que os alunos deverão interpretar no momento da apresentação do júri. Em cada grupo terá um Secretário do meio ambiente, dono da empresa de plásticos, dono de estabelecimento comercial onde são distribuídas as sacolas plásticas, Químico, Biólogo, um advogado de defesa e outro de acusação, a população, um juiz e cinco jurados.
          Os alunos tiveram um prazo de uma semana para elaborar suas argumentações para o júri simulado, e tinham ajuda das aulas conceituais que dava auxílio para as argumentações e também um grupo no facebook, onde eram entregue a eles alguns artigos para embasa-los em suas pesquisas.
          A atividade proporcionou em todos os momentos um aumento no interesse dos alunos pela química bem como pela atividade, pois os alunos se interessaram em trazer coisas diferenciadas para dentro de sala de aula, como um aluno levou uma sacola comum e uma biodegradável para discutir no momento do júri.


Figura 1: Preparação para iniciação do juri
                                     
Figura 2: Depoimento de um comerciante local

                                          Figura 3: Depoimento do Químico contra a proibição do uso das sacolas plásticas

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jogo da Tabela Periódica

  No dia 22 de abril de 2014 desenvolveu-se na Escola Estadual Vilmar Viera Matos, para os alunos do EJA, uma atividade na qual se apresentou um jogo de trilha, sobre os elementos existentes na tabela periódica, com os objetivos de avaliação dos conhecimentos dos alunos sobre esse mesmo tema.                                                           Imagem 1: Jogo de trilha entregue aos alunos                                                               Imagem 2: Jogo de trilha entregue aos alunos                                             

GRUPO 06

No dia 21 de setembro de 2016 ocorreu na Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé, a entrega das moléculas orgânicas, mais uma etapa da maior atividade realizada pelo PIBID na escola, a montagem das moléculas orgânicas, realizada anualmente na escola. O grupo 06 fico responsável pela montagem da molécula da gliadina um dos componentes do glúten, a maior dentre as moléculas deste ano, o grupo apostou em muito brilho, cores chamativas, uma base encapada e ligações pintadas nas cores dos átomos, e suportes transparentes.

GRUPO 07

No dia 21 de setembro de 2016 ocorreu na Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé, a entrega das moléculas orgânicas, mais uma etapa da maior atividade realizada pelo PIBID na escola, a montagem das moléculas orgânicas, realizada anualmente na escola. O grupo 07 ficou responsável pela montagem da molécula da gordura trans, o grupo inovou trazendo luzes nas ligações entre os átomos e um suporte em forma de caixa todo espelhado, que um ótimo efeito na molécula.