Pular para o conteúdo principal

Índice de octanagem e determinação do teor de álcool em gasolina

No dia 29 de abril de 2015, realizou-se na Escola Estadual Vilmar Vieira Matos uma atividade sobre octanagem no terceiro ano do ensino médio no período noturno. O objetivo da atividade era de elaborar um uma atividade contextualizada e potencializar o aprendizado dos alunos. A atividade se dividiu em dois momentos, cada um com duração de 50 minutos.
O primeiro momento foi realizado à partir de uma palestra, foram abordados tópicos como a história e a evolução dos combustíveis, os tipos de motores, o funcionamento de alguns tipos de motores, o processo para obter da gasolina a partir do petróleo, tipos de combustíveis utilizados, índice de octanagem, legislação do índice de octanagem utilizado e teor de álcool permitido na mistura da gasolina.

Em um segundo momento foi realizada uma atividade de experimentação investigativa. A classe continha aproximadamente 25 alunos, solicitou-se que realizassem a formação de quatro grupos, cada grupo recebeu um kit experimentou contendo um frasco com 50mL de gasolina e outro com 50mL de solução de Hidróxido de Sódio e uma bureta de 100mL. Foi entregue roteiros experimental para cada grupo, para que os mesmos realizassem o experimento. Obtido o resultado do experimento, os acadêmicos buscaram questionar a solução para o resultado obtido, de modo que possibilitasse a reflexão dos alunos perante a problemática exposta, a qual tinha como objetivo determinar o teor de álcool na gasolina para comprovando um possível adulteração. Ao final da atividade os alunos responderam algumas questões referente a temática abordada.


Imagem 1: explicação dos slides 


Imagem 2: kit experimental entregue aos alunos 



               Imagem 3: realização dos experimentos pelos alunos



Imagem 4: auxilio dos PIBIDianos perante a atividade






 Download do slide utilizado para apresentação disponível em: 

http://www.4shared.com/office/FTsHUJCOba/Atividade_Octanagem_1.html? 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jogo da Tabela Periódica

  No dia 22 de abril de 2014 desenvolveu-se na Escola Estadual Vilmar Viera Matos, para os alunos do EJA, uma atividade na qual se apresentou um jogo de trilha, sobre os elementos existentes na tabela periódica, com os objetivos de avaliação dos conhecimentos dos alunos sobre esse mesmo tema.                                                           Imagem 1: Jogo de trilha entregue aos alunos                                                               Imagem 2: Jogo de trilha entregue aos alunos                                             

GRUPO 06

No dia 21 de setembro de 2016 ocorreu na Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé, a entrega das moléculas orgânicas, mais uma etapa da maior atividade realizada pelo PIBID na escola, a montagem das moléculas orgânicas, realizada anualmente na escola. O grupo 06 fico responsável pela montagem da molécula da gliadina um dos componentes do glúten, a maior dentre as moléculas deste ano, o grupo apostou em muito brilho, cores chamativas, uma base encapada e ligações pintadas nas cores dos átomos, e suportes transparentes.

GRUPO 07

No dia 21 de setembro de 2016 ocorreu na Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé, a entrega das moléculas orgânicas, mais uma etapa da maior atividade realizada pelo PIBID na escola, a montagem das moléculas orgânicas, realizada anualmente na escola. O grupo 07 ficou responsável pela montagem da molécula da gordura trans, o grupo inovou trazendo luzes nas ligações entre os átomos e um suporte em forma de caixa todo espelhado, que um ótimo efeito na molécula.