Pular para o conteúdo principal

Química Orgânica


    No dia 20 de março de 2014 foi realizada na Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo com os alunos dos terceiros anos, atividades práticas em sala de aula. A aula foi orientada pelos acadêmicos do PIBID UFGD de Química e pelo professor Carlos Hortelan.Na atividade eles aprenderam a identificar os compostos orgânicos, nomenclatura e formulação.
    Os Hidrocarbonetos são moléculas que contêm apenas carbono (C) e hidrogênio (H) em sua composição. São constituídos de um “esqueleto” de carbono no qual os átomos de hidrogênio se ligam. Constituem esta função os alcanos, alcenos, alcinos, alcadienos, cicloalcanos, cicloalcenos, moléculas aromáticas, etc. O conteúdo faz parte do estudo de química orgânica.
    Primeiramente antes de começar a explicar o conteúdo os alunos foram divididos em grupos de cinco pessoas, após a organização da sala foi iniciada a aula, onde foi realizada uma introdução sobre os hidrocarbonetos logo uma introdução sobre o petróleo após preparar os alunos com o conteúdo necessário para a realização das atividades foi distribuída os cartões com os prefixos infixo e sufixo e as perguntas para que os alunos pudessem fazer a nomenclatura dos compostos e em seguida montarem os mesmo na forma tridimensional utilizando bolinhas de isopor e palitos de dente.
    Conforme os alunos foram montando os nomes, surgiam algumas dúvidas, onde cada pibidiano com o auxilio dos alunos foram analisando a atividade, para observar atentamente cada passo e eliminar essa dúvida. Conforme isso realizava-se era notório a satisfação e a aceitação da atividade pelos alunos, de forma produtiva, pois mediante as dúvidas que surgiam, eles conseguiam associar o jogo com o conteúdo que foi explicado no início da aula, além de saberem onde são utilizados os compostos, por exemplo o metano ,butano ,etano entre outros.
    Eles aprenderam sobre os hidrocarbonetos, a fazer a nomenclatura correta desses compostos, além de aprenderem a montar a estrutura tridimensional dos compostos. Após as montagens dos modelos com bolas de isopor e palitos, os quais representavam os elementos e suas ligações, foi possível considerar que a partir do uso dos cartões, dos palitos e do isopor, os alunos conseguiram compreender como são feitas as nomenclaturas dos compostos orgânicos.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jogo da Tabela Periódica

  No dia 22 de abril de 2014 desenvolveu-se na Escola Estadual Vilmar Viera Matos, para os alunos do EJA, uma atividade na qual se apresentou um jogo de trilha, sobre os elementos existentes na tabela periódica, com os objetivos de avaliação dos conhecimentos dos alunos sobre esse mesmo tema.                                                           Imagem 1: Jogo de trilha entregue aos alunos                                                               Imagem 2: Jogo de trilha entregue aos alunos                                             

GRUPO 06

No dia 21 de setembro de 2016 ocorreu na Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé, a entrega das moléculas orgânicas, mais uma etapa da maior atividade realizada pelo PIBID na escola, a montagem das moléculas orgânicas, realizada anualmente na escola. O grupo 06 fico responsável pela montagem da molécula da gliadina um dos componentes do glúten, a maior dentre as moléculas deste ano, o grupo apostou em muito brilho, cores chamativas, uma base encapada e ligações pintadas nas cores dos átomos, e suportes transparentes.

GRUPO 07

No dia 21 de setembro de 2016 ocorreu na Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé, a entrega das moléculas orgânicas, mais uma etapa da maior atividade realizada pelo PIBID na escola, a montagem das moléculas orgânicas, realizada anualmente na escola. O grupo 07 ficou responsável pela montagem da molécula da gordura trans, o grupo inovou trazendo luzes nas ligações entre os átomos e um suporte em forma de caixa todo espelhado, que um ótimo efeito na molécula.