Pular para o conteúdo principal

Aula Experimental: Concentração de Amido de milho.

No dia 08/04 fora realizado no 2º ano H do noturno uma experimentação, no laboratório de Ciências da escola, englobando a temática soluções. Os alunos identificaram a presença de Amido nas soluções pingando iodo nas mesmas.
 Dividimos a sala em três grupos e distribuímos a cada grupo um kit que continha dez tubos de ensaio, uma pipeta, uma espátula, um béquer com solução de amido, um béquer com solução de Iodo e um béquer com água. Primeiramente os alunos colocaram diferentes medidas de água em cinto tubos de ensaio e diferentes medidas de solução de amido nos mesmos tubos, conforme a tabela desenhada na lousa branca, em seguida pingaram iodo em cada um dos cinco tubos e perceberam que havia diferentes concentrações de amido nos tubos.

Dado uma breve explicação do motivo da mudança de coloração e o porquê as cores se intensificaram, os alunos analisaram componentes para saber se havia a presença de amido e se houvesse, se era em baixa ou em alta concentração, entre eles: fubá, farinha de trigo, bolacha ao leite, talco e açúcar. Os alunos colocaram uma amostra de cada componente nos outros cinco tubos restantes, em seguida acrescentaram aproximadamente 4 mL de água e quatro gotas de Iodo e analisaram. Após o término do experimento, responderam um questionário sobre a experiência que tiveram e como aquela prática demonstrava o conceito de soluções.
Download do roteiro experimental: https://onedrive.live.com/view.aspx?cid=495e7838d24aaa8a&page=view&resid=495E7838D24AAA8A!338&parId=495E7838D24AAA8A!108&app=WordPdf&wacqt=undefined
Download do questionário https://onedrive.live.com/view.aspx?cid=495e7838d24aaa8a&page=view&resid=495E7838D24AAA8A!339&parId=495E7838D24AAA8A!108&app=Word&wacqt=undefined








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jogo da Tabela Periódica

  No dia 22 de abril de 2014 desenvolveu-se na Escola Estadual Vilmar Viera Matos, para os alunos do EJA, uma atividade na qual se apresentou um jogo de trilha, sobre os elementos existentes na tabela periódica, com os objetivos de avaliação dos conhecimentos dos alunos sobre esse mesmo tema.                                                           Imagem 1: Jogo de trilha entregue aos alunos                                                               Imagem 2: Jogo de trilha entregue aos alunos                                             

GRUPO 06

No dia 21 de setembro de 2016 ocorreu na Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé, a entrega das moléculas orgânicas, mais uma etapa da maior atividade realizada pelo PIBID na escola, a montagem das moléculas orgânicas, realizada anualmente na escola. O grupo 06 fico responsável pela montagem da molécula da gliadina um dos componentes do glúten, a maior dentre as moléculas deste ano, o grupo apostou em muito brilho, cores chamativas, uma base encapada e ligações pintadas nas cores dos átomos, e suportes transparentes.

GRUPO 07

No dia 21 de setembro de 2016 ocorreu na Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé, a entrega das moléculas orgânicas, mais uma etapa da maior atividade realizada pelo PIBID na escola, a montagem das moléculas orgânicas, realizada anualmente na escola. O grupo 07 ficou responsável pela montagem da molécula da gordura trans, o grupo inovou trazendo luzes nas ligações entre os átomos e um suporte em forma de caixa todo espelhado, que um ótimo efeito na molécula.