Pular para o conteúdo principal

Cinética Química - Aula Temática e Experimento





     No dia 28 e 29 de julho de 2015 foi realizado na Escola Estadual Menodora Fialho de

 Figueiredo atividades referente ao conteúdo de cinética química, onde os pibidianos 

contou com o auxílio de slides e um experimento para melhor compreensão e fixação do 

conteúdo. Os alunos ficaram muito empolgados e curiosos, tornando assim o ensino mais 

favorável e produtivo.

     Roteiro do experimento:  REAÇÃO RELÓGIO DE IODETO/IODO

Materiais e reagentes
-Iodato de potássio, KIO3
-Bissulfito de sódio, NaHSO3
-Ácido sulfúrico, H2SO4
-Água destilada
-Amido solúvel
- Proveta
-Béqueres
-Bastão de vidro
-Balão volumétrico
-Tubos de ensaio
-Água oxigenada 10 volumes

PROCEDIMENTO
Solução A: Pese 0,20 g de KIO3 na balança, anote a massa pesada, dissolva essa massa em 100 mL de água destilada. .
Solução B: Dissolva 0,20 g de amido solúvel em 50 mL de água fervente. Deixe esfriar e depois adicione: 0,040 g de NaHSO3 + H2SO46 M (ou 1,7 ml H2SO4 conc.) Dilua a solução  até 100mL.
- Este experimento será realizado em tubos de ensaio (o acadêmico deverá manter o braço elevado para que os demais alunos possam visualizar a mudança de coloração).
- Colocar (10 mL) da solução A em um tubo de ensaio e  (10 mL) da solução B em outro tubo de ensaio.
- Em seguida adicionar a solução A, dentro do tubo de ensaio da solução B.
- Neste momento podemos chamar um aluno e solicitar que ele encoste o dedo no tubo de ensaio, no exato momento da mudança da coloração. Então podemos dizer que o aluno é mágico!

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA BÁSICA
   
    A reação de Landolt, uma solução de iodato de potássio é adicionada a uma solução acidificada de bissulfito de sódio contendo amido. Após certo tempo de reação, a mistura inicialmente incolor torna-se subitamente azul intensa. Esta oxidação lenta do íon iodeto a iodo, seguida da redução rápida do iodo novamente a iodeto. O experimento é cuidadosamente montado de modo a esgotar, depois de um período de tempo, o agente redutor, permitindo então que prevaleça a reação lenta de oxidação do iodeto a iodo.
    Na reação de Landolt, ocorre uma sequência de reações:

Primeira reação (lenta):
IO3(aq) + 3HSO3(aq) → I(aq) +3SO42–(aq) + 3H+(aq)   (1)

Segunda reação (lenta):

IO3(aq) + 5I(aq) + 6H+(aq) →3I2(aq) + 3H2O(l)  (2)

Terceira reação (rápida):

I2(aq) + HSO3(aq) + H2O(l) →2I(aq) + SO42–(aq) + 3H+(aq)(3)

    Quando todo o bissulfito é consumido, iodo acumula no sistema e a mistura muda subitamente de cor devido à formação de um complexo azul. Na presença de iodeto, a interação do amido com o iodo leva a uma distribuição de complexos com as espéciesI3 e I5.
    A reação pode ser simplificada com a formação de complexo do seguinte modo:

I2(aq) + I(aq) + amido(aq) →amido-I3(aq)(4)





















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jogo da Tabela Periódica

  No dia 22 de abril de 2014 desenvolveu-se na Escola Estadual Vilmar Viera Matos, para os alunos do EJA, uma atividade na qual se apresentou um jogo de trilha, sobre os elementos existentes na tabela periódica, com os objetivos de avaliação dos conhecimentos dos alunos sobre esse mesmo tema.                                                           Imagem 1: Jogo de trilha entregue aos alunos                                                               Imagem 2: Jogo de trilha entregue aos alunos                                             

GRUPO 06

No dia 21 de setembro de 2016 ocorreu na Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé, a entrega das moléculas orgânicas, mais uma etapa da maior atividade realizada pelo PIBID na escola, a montagem das moléculas orgânicas, realizada anualmente na escola. O grupo 06 fico responsável pela montagem da molécula da gliadina um dos componentes do glúten, a maior dentre as moléculas deste ano, o grupo apostou em muito brilho, cores chamativas, uma base encapada e ligações pintadas nas cores dos átomos, e suportes transparentes.

GRUPO 07

No dia 21 de setembro de 2016 ocorreu na Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé, a entrega das moléculas orgânicas, mais uma etapa da maior atividade realizada pelo PIBID na escola, a montagem das moléculas orgânicas, realizada anualmente na escola. O grupo 07 ficou responsável pela montagem da molécula da gordura trans, o grupo inovou trazendo luzes nas ligações entre os átomos e um suporte em forma de caixa todo espelhado, que um ótimo efeito na molécula.