Pular para o conteúdo principal

EXPERIMENTOS: ÁCIDOS, BASES E SAIS

No dia 09/09/2015 realizou-se na escola capilé, no laboratório de ciências, durante o período noturno, nos primeiros anos do ensino médio experimentações envolvendo ácidos, bases e sais. Nesta atividade foram apresentados três experimentos diferentes em forma de rodízio. Cada aluno recebeu um questionário com perguntas referentes a cada um dos experimentos..
O experimento 1 utilizava cinco tubos de ensaio, HCl e NaOH e através do indicador azul de bromotimol os alunos identificavam quais dos tubos estavam mais ácidos, básicos e qual estava neutro. Neste experimento foi bastante enfatizado sobre os indicadores, tanto os naturais quanto os feitos em laboratório e suas diferentes escalas de cores conforme o caráter ácido e básico das soluções.
O experimento 2 utilizava um tubo de ensaio e uma bexiga (balão), NaHCO3 e HCl para a representação da ação do antiácido no estômago dessa forma os alunos podiam visualizar como o “sal de fruta” combate a acidez estomacal e a azia. Foram apresentadas também em lousa, logo após este experimento, as equações envolvidas nesta reação e suas características.
O experimento 3 utilizava um tubo de ensaio, NaCl e AgNO3, este experimento mostrava a formação do precipitado devido a formação de AgCl foram representadas também em lousa a equação correspondente e suas características.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jogo da Tabela Periódica

  No dia 22 de abril de 2014 desenvolveu-se na Escola Estadual Vilmar Viera Matos, para os alunos do EJA, uma atividade na qual se apresentou um jogo de trilha, sobre os elementos existentes na tabela periódica, com os objetivos de avaliação dos conhecimentos dos alunos sobre esse mesmo tema.                                                           Imagem 1: Jogo de trilha entregue aos alunos                                                               Imagem 2: Jogo de trilha entregue aos alunos                                             

GRUPO 06

No dia 21 de setembro de 2016 ocorreu na Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé, a entrega das moléculas orgânicas, mais uma etapa da maior atividade realizada pelo PIBID na escola, a montagem das moléculas orgânicas, realizada anualmente na escola. O grupo 06 fico responsável pela montagem da molécula da gliadina um dos componentes do glúten, a maior dentre as moléculas deste ano, o grupo apostou em muito brilho, cores chamativas, uma base encapada e ligações pintadas nas cores dos átomos, e suportes transparentes.

GRUPO 07

No dia 21 de setembro de 2016 ocorreu na Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé, a entrega das moléculas orgânicas, mais uma etapa da maior atividade realizada pelo PIBID na escola, a montagem das moléculas orgânicas, realizada anualmente na escola. O grupo 07 ficou responsável pela montagem da molécula da gordura trans, o grupo inovou trazendo luzes nas ligações entre os átomos e um suporte em forma de caixa todo espelhado, que um ótimo efeito na molécula.