Pular para o conteúdo principal

Atividade: Trabalhando a Tabela Periódica com o gênero jornalístico

No dia 17 e 18 de agosto de 2017, foi realizada uma atividade na Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo, onde teve como temática “elementos da tabela periódica”, e dentro desta temática, trabalhar leitura e escrita no ensino de química. Pensando em uma abordagem da química que fugisse dos modelos recorrentes de reprodução e fixação de conteúdo. A atividade foi proposta pela bolsista Carla Aline de Abreu Ayala de Castro, com a supervisão do professor de Química Matheus Marques Dias, com alunos do 1° ano do ensino médio. Tendo como proposta aos estudantes a produção de um jornal de Química voltado para a temática “elementos da Tabela Periódica” ocorreu uma receptividade dos alunos à proposta de desenvolvimento do gênero textual “jornal”. No decorrer das primeiras discussões realizadas em sala observou-se a capacidade dos alunos de colocar em diálogo diferentes gêneros textuais. Notou-se que esses diferentes gêneros textuais despertam a curiosidade para a leitura dos alunos, fazendo assim que ela deixe de ser algo obrigatório e enfadonho.
Utilizou-se de 2 dias para a aplicação da atividade. E foram divididas em 3 momentos pedagógicos:
1 - Exposição aos estudantes de conceitos e teorizações relacionados à Tabela Periódica.
2 - Proposição de atividade de escrita - Orientações para construção do jornal - Explicitação dos critérios de avaliação.

3 - Discussão e apresentação dos jornais.

Segue em anexo alguns dos resultados da produção do jornal.






Comentários

Anônimo disse…
Parabéns pela proposta! O Pibid fazendo a diferença na formação dos futuros professores!

Gostaria de perguntar uma coisa sobre a atividade... quais as orientações/criterios os alunos tiveram q seguir p elaborar o jornal? Achei muito legal a proposta e gostaria de usa-la c meus alunos tb

Postagens mais visitadas deste blog

Jogo da Tabela Periódica

  No dia 22 de abril de 2014 desenvolveu-se na Escola Estadual Vilmar Viera Matos, para os alunos do EJA, uma atividade na qual se apresentou um jogo de trilha, sobre os elementos existentes na tabela periódica, com os objetivos de avaliação dos conhecimentos dos alunos sobre esse mesmo tema.                                                           Imagem 1: Jogo de trilha entregue aos alunos                                                               Imagem 2: Jogo de trilha entregue aos alunos                                             

GRUPO 06

No dia 21 de setembro de 2016 ocorreu na Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé, a entrega das moléculas orgânicas, mais uma etapa da maior atividade realizada pelo PIBID na escola, a montagem das moléculas orgânicas, realizada anualmente na escola. O grupo 06 fico responsável pela montagem da molécula da gliadina um dos componentes do glúten, a maior dentre as moléculas deste ano, o grupo apostou em muito brilho, cores chamativas, uma base encapada e ligações pintadas nas cores dos átomos, e suportes transparentes.

GRUPO 07

No dia 21 de setembro de 2016 ocorreu na Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé, a entrega das moléculas orgânicas, mais uma etapa da maior atividade realizada pelo PIBID na escola, a montagem das moléculas orgânicas, realizada anualmente na escola. O grupo 07 ficou responsável pela montagem da molécula da gordura trans, o grupo inovou trazendo luzes nas ligações entre os átomos e um suporte em forma de caixa todo espelhado, que um ótimo efeito na molécula.